Lascaux: A Capela Sistina da Arte Pré-Histórica

Muitos dos achados históricos acontecem por acaso e não poderia sem diferente com Lascaux. Foi assim, por acidente, que quatro garotos caçando um cachorro encontraram um dos lugares pré-históricos mais extraordinários do mundo: as cavernas de Lascaux. O seu teto dá vida a mais de 600 figuras pintadas em  15.000 antes de Cristo, usando uma paleta de misturas de tons negro, vermelho e amarelo. Por essa razão, Lascaux ficou conhecida como a “Capela Sistina da Arte Pré-Histórica”.

Os pequenos exploradores que descobriram a caverna prometeram jamais revelar o segredo  enquanto vivessem. No entanto, para nossa sorte, como bons adolescentes que gostam de se orgulhar das suas conquistas, no dia seguinte comunicaram a cidade sobre a maravilha que jazia sob os seus pés.

Aberto ao público em 1948, milhares de pessoas tiveram a chance de visitar a caverna diariamente, trazendo consigo microorganismos e dióxico de carbono. Toxinas que pouco a pouco cobriram as pinturas de musgo e calcita.   Por essa razão, o acesso a Lascaux foi fechado permanentemente para visitantes em 1963. Atualmente, os turistas visitam uma réplica da caverna, construída a 200 metros da principal. No entanto, a  cópia é tão  cuidadosamente decorada, reproduzindo 90 porcento das pinturas de Lascaux, que ninguém põe em prova a sua atenticidade.

As figuras mostram, em sua maioria, animais e símbolos, mas revelam também um grande número de detalhes, cores e técnicas de desenho que chamam a atenção considerando o período em que foram pintadas. Num muro, uma sequência da cavalos ilustram uma cavalgada. Em outro setor, os diferentes relevos da parede foram usado para dar perspectiva e retratar a ilustração de um cavalo tridimensional. Enquanto o corpo repousa no fundo, uma das suas pernas se destaca no relevo frontal. A caverna também contém adornos que retratam toros em seu tamanho real e bisontes desenhados com grande detalhe.

Perto de Lascaux, uma visita a  Grotte de Font-de-Gaume representa uma das últimas chances de ver a arte pré-histórica em seu lugar de origem.  Embora os turistas só possam apreciar 30 das 250 pinturas, a visita a esse templo da Era do Gelo adornado por mamutes, cavalos,veados e rinocerontes vale a pena. Lembre-se que apenas 200 visitantes podem desfrutar do passeio diariamente, por isso agende sua visita com antecipação ligando para: +33 (0) 5.53.06.86.00.

Leia sobre todas as atividades para fazer no Vale do Vézerè

The complete article about the Vézerè Valley is also in English.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s